UOL Notícias Notícias
 

30/11/2009 - 18h16

EUA cumprimentam Mujica e elogiam povo uruguaio por eleições

ANSA
WASHINGTON, 30 NOV (ANSA) - O governo norte-americano cumprimentou hoje o senador José Mujica, eleito presidente do Uruguai, e a população do país, que demonstrou seu "forte compromisso com a democracia" na votação deste domingo.

"O Uruguai é um valioso sócio dos Estados Unidos em muitas áreas, incluindo as operações de paz internacionais, e é líder da promoção da democracia e da estabilidade na região", disse o porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Ian Kelly.

"Estamos ansiosos para trabalhar com o presidente eleito Mujica para aprofundar nossa sociedade e levar adiante os objetivos comuns para benefício do povo do Uruguai e das Américas", prosseguiu o funcionário.

Com 100 % das urnas apuradas, Mujica teve sua vitória confirmada hoje. Ele obteve 52,6% dos votos, contra 43,33% do opositor Luis Lacalle, do Partido Nacional.

Ex-guerrilheiro tupamaro, o novo presidente uruguaio, de 74 anos, tomará posse no dia 1º de março de 2010, substituindo Tabaré Vázquez e dando início ao segundo governo consecutivo da coalizão esquerdista Frente Ampla.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h40

    0,05
    3,268
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h50

    1,79
    63.784,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host