UOL Notícias Notícias
 

01/12/2009 - 09h55

Após ser ouvido em Milão, preso de Guantánamo passa a primeira noite na Itália

ANSA
MILÃO, 1 DEZ (ANSA) - O suposto terrorista tunisiano Mohamed Ben Riadh Nasri, que foi extraditado da base militar norte-americana em Guantánamo, em Cuba, para a Itália, relatou às autoridades italianas como foi preso no Afeganistão e entregue aos Estados Unidos.

Segundo informaram fontes judiciais, Nasri contou ao juiz Guido Salvini como se deu sua detenção em território afegão, sua transferência às autoridades norte-americanas e seu envio a Guantánamo. Ele também ratificou não ter participado dos supostos atos de terrorismo, pelos quais é acusado.

Por sua vez, o advogado Roberto Novellino, que defende o tunisiano, disse que o interrogatório durou cerca de duas horas e foi arquivado como "segredo de Estado".

"Pode haver outro interrogatório", continuou Novellino. "Meu cliente parecia cansado, mas lúcido e em boas condições físicas", relatou.

Depois de ser ouvido, Nasri foi levado à penitenciária de San Vittore, em Milão, onde passou ontem sua primeira noite detido na Itália. Ele acusado de terrorismo internacional e estava detido na base militar de Guantánamo desde 2001.

Também foi transferido à prisão italiana o tunisiano Adel Ben Mabrouk. As duas extradições são parte do acordo firmado entre o governo norte-americano, de Barack Obama, e países europeus para o fechamento do centro de detenção localizado na ilha cubana.

A Procuradoria de Milão ainda não marcou a data do interrogatório de Mabrouk, mas já informou que ele também será ouvido.

O período em que os dois permaneceram em Guantánamo não será contabilizado pela Justiça italiana, que poderá avaliar estes anos na análise dos riscos que ambos causam à sociedade. Hoje, o ministro do Interior italiano, Roberto Maroni, considerou que a presença dos dois estrangeiros não constitui um risco "à ordem pública e à segurança" do país.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h10

    -0,58
    3,126
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h12

    -0,52
    75.211,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host