UOL Notícias Notícias
 

01/12/2009 - 11h53

Argentina assume Secretaria Pro Tempore Ibero-Americana

ANSA
ESTORIL, 1 DEZ (ANSA) - A presidente da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner, recebeu hoje de Portugal a Secretaria Pro Tempore Ibero-Americana. A transferência do posto foi realizada em uma cerimônia após a 19ª conferência do grupo, realizada em Estoril.

A reunião, de caráter anual, contou com a presença de representantes de 22 países das línguas portuguesa e espanhola. Nesta edição, o evento teve como tema "Inovação e Conhecimento" e, pela primeira vez, contou com a participação da Itália.

Após assumir a secretaria, Cristina fez um discurso aos presentes no evento. As palavras da argentina foram antecedidas por pronunciamentos do secretário-geral ibero-americano, Enrique Iglesias, e do primeiro-ministro português, José Sócrates.

"O essencial de uma democracia não é só poder votar, mas sim dar igualdade de oportunidades", comentou a presidente, ressaltando também a importância da educação e da inclusão, "verdadeiras garantias e talvez o elemento mais estabilizado em todas as democracias".

As cúpulas ibero-americanas, assim como o organismo, tem o objetivo de promover a cooperação política, econômica e cultural entre as 19 nações latino-americanas e três europeias.

Também figuram entre as principais missões o fortalecimento da comunidade ibero-americana e a manutenção de vínculos históricos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host