UOL Notícias Notícias
 

02/12/2009 - 13h22

Itália: Berlusconi ratifica apoio à nova estratégia dos EUA no Afeganistão

ANSA
ROMA, 2 DEZ (ANSA) - O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, ratificou que o país "fará sua parte" na nova estratégia militar para o Afeganistão, anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

"A Itália fará sua parte, consciente que no conflito no Afeganistão está em jogo não somente o futuro da população afegã, mas também a credibilidade da OTAN [Organização do Tratado do Atlântico Norte, ndr.], da luta contra o terrorismo e a nossa própria segurança", explicou o premier.

O novo plano militar norte-americano, divulgado na noite de ontem por Obama, prevê o enviou, a partir do ano que vem, de mais 30 mil soldados ao país ocupado há oito anos por tropas estrangeiras.

Obama também destacou que o processo de retirada deve ser iniciado em 2011. De acordo com a Casa Branca, o objetivo da ação -- que custará US$ 30 milhões em seu primeiro ano --, é acabar com a violência para que o governo afegão assuma o país.

"Tivemos, nos últimos dias, estreitas consultas com os Estados Unidos", continuou Berlusconi. "Eu mesmo falei com Obama na última semana e concordo com a estratégia: uma aproximação regional, a partir do Paquistão, um reforço das atividades civis no país, que protejam os progressos já alcançados em diversos setores, um esforço militar complementar agora, para estabelecer os fundamentos de uma retirada amanhã", completou.

Com este plano, a Itália poderá enviar mais 1.500 soldados ao Afeganistão, o que aumentaria para 4.500 o número de italianos que atuam na missão internacional desde 2004.

No início da manhã, o ministro italiano das Relações Exteriores, Franco Frattini, também garantiu que o governo "fará sua parte". "Compartilhamos da estratégia apresentada por Obama" e a "Itália irá contribuir", afirmou.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host