UOL Notícias Notícias
 

02/12/2009 - 11h28

Papa dedica audiência desta manhã ao amor

ANSA
CIDADE DO VATICANO, 2 DEZ (ANSA) - O papa Bento XVI reiterou hoje a importância do amor na relação com Deus, considerando-o "a principal energia que move a alma humana, a sua natureza mais profunda".

Na audiência geral desta manhã, Bento XVI classificou o sentimento como uma força da alma que se reporta a Deus.

De acordo com o Pontífice, o amor seria também "um compromisso" para cada pessoa, um conhecimento a ser aprendido não tanto com a razão, mas "na escola de Deus", deixando-se invadir pelo Espírito Santo.

Em seu pronunciamento, ele citou o abade Guilherme de Saint-Thierry, amigo e biógrafo de São Bernardo de Claraval, e que teria escrito uma espécie de "pedagogia" do sentimento amoroso.

Para Saint-Thierry, o amor por Deus seria o segredo de uma vida feliz e de um verdadeiro conhecimento -- alcançados através de um caminho de autodisciplina e esforço, que partiria do amor humano e chegaria ao divino.

Este "é o princípio do conhecimento. Não é assim na nossa vida?", questionou o Papa, para quem não é possível conhecer Deus sem amá-lo.

Ainda na audiência desta manhã, Bento XVI encorajou os jovens a "fugirem do pecado e a protegerem seu futuro como um generoso serviço a Deus e ao próximo".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host