UOL Notícias Notícias
 

02/12/2009 - 12h22

União Europeia cumprimenta Mujica por vitória nas eleições do Uruguai

ANSA
MONTEVIDÉU, 2 DEZ (ANSA) - O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, cumprimentou o senador José Mujica por sua vitória nas eleições presidenciais do Uruguai e disse acreditar no "aprofundamento" dos laços entre esse país sul-americano e a União Europeia (UE).

Em um comunicado divulgado hoje por Montevidéu, o Executivo da UE também felicitou "todo o povo uruguaio por seu compromisso exemplar com a convivência democrática e os valores cívicos".

A Comissão Europeia "deseja trabalhar junto ao presidente eleito e sua equipe de governo nos próximos anos e acredita que, durante seu mandato, as relações entre Uruguai e a União Europeia continuarão se aprofundando", completou a nota.

No último domingo, no segundo turno das presidenciais uruguaias, Mujica derrotou o conservador Luis Lacalle, do Partido Nacional, com 52,6% dos votos. Ele assumirá a presidência no dia 1º de março de 2010 para um mandato de cinco anos.

Este será o segundo governo da aliança Frente Ampla, que em 2004 venceu as presidenciais com o atual mandatário Tabaré Vázquez.

Por sua vez, Vázquez deixará o comando do país com mais de 70% de aprovação popular.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host