UOL Notícias Notícias
 

03/12/2009 - 12h40

Chanceler italiano reitera que América Latina é 'sócio indispensável'

ANSA
SANTIAGO DO CHILE, 3 DEZ (ANSA) - O chanceler italiano, Franco Frattini, afirmou que atualmente "a América Latina é um sócio indispensável", ao mesmo tempo que considerou a necessidade de consolidar as relações com a região.

"A nós corresponde consolidar esta relação cada vez mais, dia a dia. A Itália aposta na América Latina. Uma aposta que, estou seguro, não nos decepcionará", disse o chanceler, em um texto publicado no jornal El Mercurio.

Frattini ressaltou o crescimento econômico da região e a importância da IV Conferência Itália-América Latina e Caribe, que está sendo realizada na cidade italiana de Milão.

"A região representa um mercado de mais de 500 milhões de pessoas, com uma simpatia natural pelo nosso país, reforçada pela presença de coletividades de origem italiana perfeitamente integradas", destacou o ministro.

O chanceler relembrou a participação do Brasil e do México, como convidados, na Cúpula do G8 [grupo das nações mais ricas e a Rússia], realizada em julho na Itália, e pontuou que estes países já estão em uma "cooperação estruturada" com os do bloco.

Frattini disse também que a criação do G20 sancionou definitivamente o papel que o continente exerce na conjuntura mundial e em todos os desafios internacionais, como crise econômica, rodada de Doha, meio ambiente, narcotráfico, terrorismo e não proliferação de armas nucleares.

O G20 é formado por União Europeia, Estados Unidos, Canadá, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Rússia, Itália, Coreia do Sul, Índia, Argentina, Austrália, Indonésia, Rússia, Turquia, África do Sul, China, Arábia Saudita, México e Brasil.

Segundo o ministro, a relação entre a Itália e a região se desenvolve em três linhas complementárias: bilateral, europeia e mundial. Mas para ele, a integração, mesmo "indispensável", ainda "pode melhor".

Entre os presentes na IV Conferência Itália-América Latina e Caribe, que termina hoje, destacam-se os ministros da Fazenda, Guido Mantega, e do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host