UOL Notícias Notícias
 

04/12/2009 - 21h45

Mujica se reúne com candidato opositor para discutir novo governo uruguaio

ANSA
MONTEVIDÉU, 4 DEZ (ANSA) - O presidente eleito do Uruguai, José Mujica, reuniu-se hoje com Luis Lacalle, candidato do Partido Nacional que derrotou nas eleições de domingo.

O encontro já havia sido anunciado pelo futuro mandatário, que pretende dialogar com os principais líderes da oposição a fim de buscar consensos sobre temas importantes e sobre a formação do novo gabinete, que tomará posse no dia 1º de março de 2010.

Nem Mujica nem Lacalle, que foi presidente entre 1990 e 1995, quiseram revelar detalhes da reunião.

O presidente eleito, ex-guerrilheiro e membro da coalizão esquerdista Frente Ampla, disse apenas que a conversa foi "amistosa, respeitosa e cordial". Lacalle, por sua vez, qualificou o diálogo como "franco e profundo".

Ambos evitaram falar sobre o que foi tratado durante a reunião porque antes irão dialogar com suas respectivas forças políticas.

"É claro que os temas de um governo são muitos para que sejam todos eles discutidos em 55 minutos", opinou o candidato derrotado, referindo-se ao tempo do encontro, que durou cerca de uma hora. Ele adiantou, contudo, que o início das negociações com o governante eleito é "auspicioso".

Antes de se reunir com Lacalle, Mujica recebeu o candidato do Partido Independente à presidência, Pablo Mieres, que não passou do primeiro turno da disputa.

Mieres assegurou ao futuro presidente a disposição de sua legenda para ocupar quadros em empresas estatais e contribuir com técnicos para os grupos de trabalho que serão dedicados a analisar temas como segurança, educação, ambiente e energia, prioritários para o governo eleito.

Na última segunda-feira, Mujica também manteve um encontro com Pedro Bordaberry, que participou das eleições presidenciais pelo conservador Partido Colorado. Ele foi o terceiro mais votado no primeiro turno, que ocorreu em 25 de outubro.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    09h39

    -0,21
    3,272
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host