UOL Notícias Notícias
 

06/12/2009 - 20h50

(Amplia) Bolívia: Morales é reeleito com mais de 60% dos votos, apontam pesquisas

ANSA
LA PAZ, 6 DEZ (ANSA) - O presidente boliviano, Evo Morales, foi reeleito para um novo mandato com mais de 60% dos votos, segundo apontam todas as pesquisas de boca-de-urna divulgadas pela imprensa local.

De acordo com a Agência Boliviana de Informação (ABI), o presidente obteve 62% dos votos nas eleições presidenciais realizadas hoje.

A mesma publicação aponta, com dados de consultorias privadas, que o Movimento ao Socialismo (MAS, no governo) também obteve maioria na Assembleia Legislativa Plurinacional, órgão que substituirá o Congresso.

Segundo a ABI, Manfred Reyes Villa, segundo nas pesquisas de intenção de voto e candidato do opositor Plano Progresso para a Bolívia (PPB), com 23% dos votos.

Já a rede ATB informa que Morales foi reeleito com 63,2% dos votos; Reyes Villa obteve 24,1%; e Doria Medina 7,7%.

Por sua vez, a rede PAT dá ao atual presidente 61% da preferência do eleitorado, à frente de Reyes Villa, com 25%; e de Doria Medina, com 10%. A emissora Telesur, por sua parte, afirma que Morales obteve 62% dos votos, contra 23% de Reyes Villa.

Os resultados das pesquisas, todos realizados por emissoras, coincidem ao dar a vitória ao presidente, reeleito com ampla vantagem sobre o seu principal adversário. Os dados das parlamentares, contudo, ainda estão incertos.

A rede Unitel afirma que o MAS teria obtido 25 dos 26 cargos de senadores, o que garantiria ao partido os dois terços necessários para a aprovação de leis que serão implementadas a partir da nova Constituição, aprovada em janeiro passado. O PPB, de Reyes Villa, teria conseguido dez cadeiras no Senado.

Por sua vez, a ATB diz que os governistas conseguiram eleger 23 senadores, ainda sem os dados dos outros partidos.

Mais cedo, antes das primeiras projeções, Morales, que assumiu o governo boliviano em 2006, afirmou que esperava vencer com cerca de 70% de apoio popular.

Para ser eleito no primeiro turno, o mandatário precisa de mais de 50% dos votos ou chegar a 40% com uma diferença de 10 pontos percentuais do segundo mais votado.

Além de presidente e vice-presidente, os bolivianos compareceram hoje às urnas para eleger os membros da Assembleia Plurinacional Legislativa. As primeiras projeções oficiais devem ser divulgadas durante a noite.

Espera-se para o fim desta noite uma mensagem de Morales à nação. Antes, ele se reunirá com ministros de seu governo.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    15h00

    -0,08
    3,264
    Outras moedas
  • Bovespa

    15h06

    1,79
    63.783,20
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host