UOL Notícias Notícias
 

06/12/2009 - 16h20

Bolívia-Eleições: Para Chávez, Morales terá uma 'vitória esmagadora'

ANSA
CARACAS, 6 DEZ (ANSA) - O presidente venezuelano, Hugo Chávez, disse acreditar que seu homólogo boliviano, Evo Morales, terá uma "vitória esmagadora" nas eleições deste domingo, ao mesmo tempo em que reiterou seu apoio ao mandatário indígena.

"Tudo indica que Evo irá ter uma vitória esmagadora", afirmou o venezuelano em seu programa Alô Presidente. "Evo já não é [apenas] Evo, é o povo, é a Bolívia", enfatizou.

Chávez afirmou ainda que Morales "é parte da nova história e homens como ele jamais são tentados pelo demônio".

Favorito nas pesquisas, Morales busca no pleito de hoje a reeleição. Entre os outros sete candidatos à presidência da Bolívia, destaca-se o opositor Manfred Reyes Villa, do Plano Progresso para a Bolívia (PPB), segundo mais cotado pelos eleitores.

Otimista, o governante boliviano, que já votou, ressaltou hoje a importância da nova Constituição, "aprovada pelo povo e elaborada com a participação de todos os setores representativos do país".

Ele afirmou ainda que o processo eleitoral é um passo a mais em direção "ao fortalecimento e aprofundamento do processo democrático com um povo que demonstrou maturidade para participar da tomada de decisões".

Hoje, os cerca de 5,1 milhões de bolivianos inscritos pela Corte Nacional Eleitoral (CNE) elegem presidente e vice-presidente do país. Também são escolhidos os 36 senadores e os 130 deputados que integrarão a Assembleia Plurinacional Legislativa.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h29

    -0,03
    3,135
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h36

    -0,18
    75.855,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host