UOL Notícias Notícias
 

07/12/2009 - 11h29

Brasil, Índia e China chegam a Copenhague com um acordo comum

ANSA
NOVA DÉLHI E COPENHAGUE, 7 DEZ (ANSA) - O Brasil, a Índia e a China fecharam um acordo de princípios para trabalhar juntos nas negociações sobre a redução das emissões de CO2 durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP 15), iniciada hoje em Copenhague.

"Índia, China e Brasil têm um projeto de base que deve servir para canalizar a negociação", afirmou em Nova Délhi o ministro indiano de Meio Ambiente e Florestas, Jairam Ramesh, que chegará à capital da Dinamarca na quinta-feira.

Os três países, assim como Estados Unidos e África do Sul, são apontados como possíveis protagonistas do encontro -- que termina no dia 18 e reúne representantes de 192 países em discussões sobre iniciativas concretas para combater o aquecimento global.

Nos últimos dias do evento, momento em que as decisões finais da cúpula serão definidas, são esperados também 110 chefes de Estado e de Governo.

Hoje, secretário-executivo da conferência, Yvo de Boer, ao dar início aos trabalhos da COP 15, reiterou que "o tempo está acabando. Chegou o momento de nos unirmos, de transformarmos os acordos em ações reais e pensar nos milhões de crianças do mundo".

Já o presidente do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), Rajendra Pachauri, classificou a cúpula como "histórica" e lembrou a responsabilidade da comunidade internacional.

Pachauri também defendeu o IPCC -- entidade pertencente à ONU e vencedora do Prêmio Nobel da Paz em 2007 -- das acusações divulgadas nos últimos dias de que o órgão teria manipulado dados para exagerar os efeitos do aquecimento global.

Segundo ele, foram tentativas de desacreditar um trabalho "transparente e objetivo" desenvolvido ao longo de 21 anos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host