UOL Notícias Notícias
 

07/12/2009 - 12h30

Ministra italiana espera grande empenho dos países em Copenhague

ANSA
ROMA, 7 DEZ (ANSA) - A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 15), iniciada em Copenhague, deverá demonstrar um "grande esforço" mundial em vista da redução das emissões de CO2, afirmou hoje a ministra italiana do Meio Ambiente, Stefania Prestigiacomo.

A Itália quer um acordo comum, "que mostre compromissos precisos, segundo o princípio da responsabilidade comum, mas diferente do que foi apresentado na Conferência do Rio de Janeiro, realizada em 1992", continuou Prestigiacomo.

Conhecida como ECO-92 e Rio 92, a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD) foi realizada em junho daquele ano no Rio de Janeiro, com a participação de 172 países, incluindo 116 chefes de Estado.

O encontro teve como objetivo decidir medidas contra a degradação ambiental e pela preservação do meio ambiente para as gerações futuras. Da ECO-92 surgiu a iniciativa da realização de convenções sobre mudanças climáticas, que deu origem ao Protocolo de Kyoto alguns anos depois.

"O ideal seria superar Kyoto", declarou Prestigiacomo, que espera de Copenhague "o compromisso de todos os países, em um esforço global pelo clima".

"Em 2008, o encontro dos ministros do Meio Ambiente do G8 [grupo formado pelos países mais industrializados e a Rússia], realizado em L'Aquila, foi uma importante etapa em vista da Conferência da ONU. Esperamos que, em duas semanas, com todos os países do mundo, tenhamos sucesso nesta batalha", considerou.

O encontro na capital dinamarquesa foi iniciado na manhã de hoje e será encerrado no próximo dia 18. O premier italiano, Silvio Berlusconi, já confirmou sua participação. Ele deverá viajar à cidade na próxima semana para participar dos dois últimos dias do evento.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host