UOL Notícias Notícias
 

08/12/2009 - 16h56

Bento XVI acusa a mídia de 'repetir e amplificar' o mal

ANSA
ROMA, 8 DEZ (ANSA) - O papa Bento XVI criticou hoje o papel da mídia ao discursar em uma celebração na Piazza di Spagna, em Roma. Segundo ele, por meio da imprensa "o mal é contado, repetido e amplificado", o que faz com que as pessoas se "habituem às coisas mais horríveis".

Na opinião do Pontífice, os meios de comunicação de massa intoxicam as pessoas, tornando-as insensíveis. No discurso pronunciado hoje por ocasião da homenagem à Imaculada Conceição, o Papa comentou ainda o papel dos cristãos nas cidades.

"A cidade somos todos nós. Cada um contribui para sua vida e seu clima moral, no bem e no mal. No coração de cada um de nós passa a fronteira entre o bem e o mal, e nenhum de nós deve se sentir no direito de julgar os outros", disse Bento XVI aos fiéis que o acompanhavam.

Ainda sobre os meios de comunicação, o Papa ressaltou que eles "tendem a nos fazer sentir sempre 'espectadores', como se o mal se referisse somente aos outros, e como se algumas coisas nunca pudessem acontecer a nós".

Segundo ele, trata-se de um "mecanismo perverso" de "poluição do espírito", que é "menos perceptível" que a poluição do ar, "mas perigoso da mesma forma". Para o líder católico, os meios de comunicação se aproveitam das pessoas "sem piedade, ou com uma falsa piedade".

"Nas cidades vivem, ou sobrevivem, pessoas invisíveis, que de tempos em tempos aparecem nas primeiras páginas ou nas telas de TV" e são exploradas "para que a notícia e a imagem chamem a atenção", analisou o Papa.

Na conclusão de seu pronunciamento, o líder da Igreja Católica elogiou, por outro lado, as pessoas que, "não com palavras, mas fatos, esforçam-se para praticar a lei evangélica do amor". O Papa lembrou que "são muitos, também aqui em Roma, e raramente fazem notícia".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host