UOL Notícias Notícias
 

08/12/2009 - 11h14

Chefes de Estado do Mercosul iniciam reunião no Uruguai

ANSA
MONTEVIDÉU, 8 DEZ (ANSA) - O presidente uruguaio, Tabaré Vázquez, na condição de presidente pro tempore do Mercosul, deu início à 38ª Cúpula de Chefes de Estado do bloco, com um pedido por uma "integração frutífera, para o bem de nossos povos".

Vázquez também aproveitou a ocasião para apresentar o ex-guerrilheiro tuparamo José Mujica, vencedor das eleições presidenciais uruguaias do último dia 29. Mujica assumirá o Executivo do país em 1º de março de 2010.

Durante o encontro de hoje, Vázquez passará a presidência temporária do Mercosul à mandatária argentina, Cristina Kirchner.

Também participam da reunião o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o paraguaio Fernando Lugo e o venezuelano Hugo Chávez.

Entre os temas que estão na pauta do evento, destaca-se a crise política de Honduras, ocasionada pela deposição do presidente Manuel Zelaya, e a tensão entre os países sul-americanos gerada por causa do tratado militar firmado entre Colômbia e Estados Unidos.

O Mercosul é formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai e possui Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru como associados. O ingresso da Venezuela como membro pleno do bloco ainda encontra-se paralisado nos parlamentos brasileiro e paraguaio.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host