UOL Notícias Notícias
 

10/12/2009 - 15h47

Álvaro Uribe quer processar Coordenadora Continental Bolivariana

ANSA
BOGOTÁ, 10 DEZ (ANSA) - O presidente colombiano, Alvaro Uribe, pediu hoje à Procuradoria de seu país que abra um processo judicial contra os dirigentes da Coordenadora Continental Bolivariana (CCB), que exaltaram líderes guerrilheiros como Alfonso Cano e Manuel Marulanda.

Os dirigentes da CCB afirmaram que consideram Cano, atual líder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), e Marulanda, ex-chefe do mesmo grupo, morto no ano passado, membros da presidência coletiva da organização continental.

"Pedimos à nossa Procuradoria que essas pessoas, dirigentes desses partidos, sejam julgadas na Colômbia", disse Uribe, enfatizando que considera "da maior importância" impedir a "cumplicidade com o terrorismo" em nome de "ideias políticas".

Ontem, a Colômbia pediu à Venezuela que esclareça ante a "comunidade internacional" se reconhece, aprova ou tolera "a existência de movimentos ou partidos que respaldam o terrorismo e fazem apologia ao crime organizado".

A solicitação de Bogotá se deve ao fato de que o reconhecimento aos líderes guerrilheiros foi feito pelos dirigentes da CCB durante o Congresso Constitutivo do Movimento Continental Bolivariano, realizado nesta semana em Caracas.

"A decisão que se tomou ontem na Venezuela é uma decisão de cumplicidade com o terrorismo. É a tipificação de vários crimes, e um deles é o incentivo a assassinar. É confessar a cumplicidade com quem assassina, sequestra e realiza atividades de narcotráfico", opinou Uribe.

No início desta semana, Cano enviou uma carta ao congresso realizado em Caracas na qual pedia a "constituição de um movimento político continental de essência bolivariana". Criada há mais de cinco anos, a CCB se define como uma "plataforma latino-americana anti-imperialista".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    11h50

    0,35
    3,168
    Outras moedas
  • Bovespa

    11h54

    0,46
    74.787,42
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host