UOL Notícias Notícias
 

10/12/2009 - 16h09

Cesare Battisti evita opinar sobre decisão de Lula

ANSA
RIO DE JANEIRO, 10 DEZ (ANSA) - O ex-ativista italiano Cesare Battisti, que participou hoje de uma audiência na 2ª Vara Criminal do Rio de Janeiro, evitou opinar sobre o parecer do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em relação ao pedido de extradição apresentado pela Itália.

"Não sei nada, não quero falar nada sobre o que poderia fazer o presidente Lula", disse o italiano à ANSA ao sair da sala da audiência.

Condenado na Itália por quatro homicídios cometidos na década de 1970 e considerado terrorista nesse país, Battisti obteve do Brasil o status de refugiado político em janeiro passado. O Estado italiano solicitou, então, a sua extradição.

No último mês, o Supremo Tribunal Federal (STF) acatou o pedido do governo italiano, mas determinou que caberia a Lula ratificar ou não a posição dos magistrados. Por sua vez, o presidente disse que irá se pronunciar apenas quando receber o acórdão [decisão formal] do STF.

Também com autorização do STF, Battisti deixou hoje a penitenciária da Papuda e viajou ao Rio apenas para participar da audiência, na qual ele responde a um processo por falsidade ideológica.

Depoimento

Em interrogatíorio conduzido pelo juiz Rodolfo Kronemberg Hartmann, o ex-militante de esquerda disse ter sido "mal assessorado" pelo deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), com quem mantinha contato quando chegou ao Brasil em 2004. Segundo ele, por este motivo, "nunca pediu refúgio".

"Creio que Cesare está magoado com o deputado Fernando Gabeira", declarou, por sua vez, o ex-deputado federal Luiz Eduardo Greenhalgh, um dos advogados do italiano.

Na visão de Greenhalgh, Battisti teria ficado indignado pelo fato de Gabeira ter enviado um ofício à Justiça, no qual dizia não conhecer a sua história, "o que não é verdade". Eles se conheciam, tinham "uma história em comum. Os dois participaram da luta armada, os dois viveram no exílio", completou o advogado.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host