UOL Notícias Notícias
 

10/12/2009 - 20h36

México diz que não existem condições para viagem de Zelaya

ANSA
CIDADE DO MÉXICO, 10 DEZ (ANSA) - O governo do México reconheceu hoje que "não existem as condições" necessárias para que o presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, deixe o prédio da Embaixada brasileira em Tegucigalpa e viaje ao país.

A chanceler mexicana, Patricia Espinosa, explicou que, após conversar por telefone com Zelaya, o que ocorreu na noite de ontem, tudo parece indicar "que as possibilidades de que a viagem ocorra não estão estabelecidas".

Na noite de ontem, Zelaya foi impedido de deixar o país pelo regime de facto encabeçado por Roberto Micheletti, no poder desde o golpe de Estado de 28 de junho. Ele teria como destino justamente o México, que chegou a mandar um avião para buscá-lo.

Segundo Espinosa, a aeronave enviada para atender à solicitação de Zelaya teve de retornar depois que as autoridades hondurenhas pediram aos pilotos que saíssem do espaço aéreo do país.

A viagem não se concretizou porque Micheletti se negou a conceder ao presidente deposto um salvo-conduto, autorização para que ele pudesse deixar a sede diplomática e se locomover pelo país sem ser detido.

Conforme explicou posteriormente o próprio Zelaya, o mandatário de facto impôs como condição para dar o salvo-conduto a assinatura de um documento no qual ele renunciava ao cargo.

Mesmo assim, Espinosa assegurou que seu país ainda poderá receber Zelaya. "A indefinição do caráter e da qualidade migratória com a qual se admite um cidadão de outra nacionalidade é uma faculdade exclusiva do país que o recebe. Estamos concentrados e definindo esse tema junto ao presidente Zelaya", explicou ela.

O presidente deposto segue abrigado na Embaixada do Brasil. Ontem, em entrevista ao canal de TV Telesur, ele negou que tivesse pedido asilo para deixar o país. De acordo com as primeiras informações divulgadas sobre a frustrada partida, Zelaya seria recebido pelo governo mexicano como "hóspede de honra".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host