UOL Notícias Notícias
 

11/12/2009 - 19h39

Presidente peruano defende terceiro mandato de Lula para 2014

ANSA
Lima (Peru)
O presidente do Peru, Alan García, elogiou hoje seu colega Luiz Inácio Lula da Silva, com quem se reuniu em Lima, e disse confiar na possibilidade de que o brasileiro retorne ao cargo a partir de 2014.

"Embora não leve a sério, digo a você que em 2014 continuará o trabalho que agora tem feito como presidente, porque estou certo de que o povo brasileiro mais uma vez o escolherá", disse o peruano, dirigindo-se a Lula.

O presidente brasileiro faz uma visita de 24 horas a Lima, durante a qual se reuniu com García para repassar os principais tópicos da agenda bilateral e assinar uma série de acordos, entre eles um que cria uma zona de integração na região da Amazônia, entre os estados brasileiros do Acre e de Rondônia e as áreas peruanas de Madre de Dios, Puno e Cusco.

Também estiveram na pauta da viagem questões relacionadas à integração energética e ao corredor interoceânico que ligará portos situados no Brasil e no Peru, além de investimentos que serão feitos pela Petrobras no país.O presidente da empresa, José Sergio Gabrielli, anunciou ontem que há a disposição para investir cerca de US$ 1 bilhão até 2013 na prospecção e exploração de petróleo e gás no Peru.

Para Alan García, os convênios firmados nesta sexta-feira vão colaborar para incrementar as relações mantidas pelos dois países com respeito à integração fronteiriça e às áreas energética, comercial e de infraestrutura.

"Cada um destes temas resultará em benefícios para nossos povos", ressaltou ele, que se referiu a Lula como "um bom peregrino" da integração e um "paradigma" da luta em prol da tolerância social e da igualdade entre os povos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host