UOL Notícias Notícias
 

12/12/2009 - 15h10

Grupo desiste de construir fábrica em Fray Bentos, no Uruguai, após veto de Mujica

ANSA
MONTEVIDÉU, 12 DEZ (ANSA) - O grupo sueco-finlandês Stora Enso teria desistido dos planos de construir uma fábrica de celulose na cidade uruguaia de Fray Bentos depois que o presidente eleito do país, José Mujica, manifestou ser contrário à ideia.

Em conversa com jornalistas, o próprio Mujica, membro da aliança de esquerda Frente Ampla, confirmou a versão. Ele disse ter recebido telefonemas de diretores da empresa.

"Não se vai instalar [a fábrica]. Ainda não foi decidido o lugar, mas não se vai instalar" em Fray Bentos, garantiu o futuro mandatário, em declarações reproduzidas ontem à noite pela emissora Telemundo.

Também em Fray Bentos, já funciona desde 2007 uma fábrica de celulose construída pelo grupo Botnia e vendida recentemente ao UPM, ambos de origem finlandesa.

A presença da unidade, situada na margem uruguaia do rio que leva o nome do país e demarca a fronteira com a Argentina, é motivo de uma das mais graves crises diplomáticas envolvendo os dois governos nos últimos anos.

Sob a alegação de que a fábrica polui as águas do rio, ambientalistas da cidade argentina de Gualeguaychú mantêm fechada há mais de três anos a ponte General San Martín, que une o país ao Uruguai.

Além disso, tramita no Tribunal Internacional de Justiça, em Haia, uma demanda que trata da polêmica. A Argentina argumenta que a construção da fábrica foi autorizada de maneira unilateral por Montevidéu, o que viola um tratado bilateral que se refere ao rio Uruguai.

"As empresas e os investimentos são fundamentais, mas é muito importante a relação com a República Argentina", disse Mujica, que tomará posse no dia 1º de março.

Em Buenos Aires, há a expectativa de que o novo governo uruguaio possa adotar uma posição mais flexível com respeito ao impasse. O atual mandatário, Tabaré Vázquez, vetou como represália a indicação do ex-presidente argentino Néstor Kirchner para ser secretário-geral da União das Nações Sul-Americanas (Unasul).

No início da semana, Mujica se reuniu informalmente com a presidente argentina, Cristina Kirchner, esposa de Néstor, que viajou a Montevidéu para a cúpula do Mercosul.

Os rumores sobre a construção de uma nova fábrica de celulose em Fray Bentos ganharam força a partir de quarta-feira, quando diretores da Stora Enso se reuniram com autoridades locais para debater o projeto. O grupo quer decidir onde poderá instalar a nova unidade.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    11h19

    0,22
    3,136
    Outras moedas
  • Bovespa

    11h26

    -0,42
    75.684,78
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host