UOL Notícias Notícias
 

12/12/2009 - 16h42

Presidente equatoriano não irá a cúpula da Alba em Cuba

ANSA
QUITO, 12 DEZ (ANSA) - O presidente do Equador, Rafael Correa, não viajará a Cuba para participar da cúpula da Aliança Bolivariana para as Américas (Alba), que ocorrerá entre amanhã e segunda-feira na capital Havana.

Em nota divulgada hoje, o Ministério das Relações Exteriores equatoriano informou que a delegação do país será encabeçada pelo chanceler Fander Falconí.

No comunicado, Quito informa que a primeira jornada da reunião, amanhã, será dedicada a fazer um balanço dos resultados obtidos pela Alba em seus cinco anos de existência e das perspectivas para o futuro do bloco.

Além disso, serão analisados os desafios e oportunidades que se colocarão diante da América Latina e do Caribe nos próximos anos.

Já na segunda-feira, as autoridades participantes discutirão as negociações que ocorrem na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP 15), em Copenhague.

A delegação equatoriana que irá à Dinamarca, por exemplo, já adiantou que defenderá no encontro mundial a proposta de que os países ricos reconheçam a "dívida ecológica" que têm com o restante do planeta.

O encontro da Alba em Havana ainda comemorará o quito aniversário da criação do bloco, fundado em 2004 pelos presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, e de Cuba, Fidel Castro, que deixou o cargo devido a problemas de saúde dois anos mais tarde.

Atualmente, a Alba é composta também por Bolívia, Equador, Honduras, Nicarágua, Dominica, Antígua e Barbuda e São Vicente e Granadinas.

Ontem, funcionários e técnicos das delegações participantes se reuniram para definir os detalhes da entrada em operação do Sistema Único de Compensação Regional, o Sucre, uma moeda virtual que substituirá o dólar em transações comerciais entre os membros da Alba. A ideia é que o mecanismo comece a funcionar já no ano que vem.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host