UOL Notícias Notícias
 

13/12/2009 - 11h15

Chile-Eleições: Favorito, opositor vota e demonstra otimismo

ANSA
SANTIAGO DO CHILE, 13 DEZ (ANSA) - O empresário Sebastián Piñera, candidato da opositora Coalizão pela Mudança à presidência do Chile, votou há pouco em Santiago ao lado da esposa, Cecilia Morel, e do filho Cristóbal.

Apontado como favorito pelas pesquisas, ele demonstrou otimismo. "Dias melhores virão para o Chile", disse o empresário, que no caso de uma eventual vitória colocaria fim a duas décadas de governo da aliança de centro-esquerda Concertación.

Aos 60 anos, Piñera tenta pela terceira vez chegar ao Executivo nacional. Em 1999, ele teve de abandonar a candidatura em plena campanha para ceder espaço a Joaquín Lavín, que foi o representante da Coalizão pela Mudança.

Seis anos mais tarde, em 2005, foi ao segundo turno da disputa, mas acabou derrotado pela atual mandatária, Michelle Bachelet.

Agora, desponta como favorito. Pesquisas de intenção de voto dão a Piñera índices de respaldo que superam os 40%, o que no mínimo já lhe garante a passagem para o segundo turno.

Hoje pela manhã, antes de se dirigir ao Liceu Miguel de Cervantes, onde votou, Piñera saiu para caminhar.

Além disso, conversou com a imprensa e pediu votos aos chilenos. "Sentimos o apoio das pessoas e queremos pedir a elas que votem hoje com liberdade", afirmou. "Quando estiverem na urna, sozinhas com sua consciência, peço que pensem em seus filhos e no futuro."

Em tom de brincadeira, ele também cumprimentou seus adversários na disputa. "Parabenizo meus três adversários, que são meus três amigos, pois chegamos até aqui vivos, o que não é pouca coisa", disse.

"Reconheço que fizeram uma campanha com muita força e entusiasmo, e pedirei aos três que sigam colaborando", complementou. Piñera deverá acompanhar o restante da jornada reunido com partidários.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host