UOL Notícias Notícias
 

13/12/2009 - 12h05

Chile-Eleições: 'Todos sabem que haverá segundo turno', diz Bachelet ao votar

ANSA
SANTIAGO DO CHILE, 13 DEZ (ANSA) - A presidente chilena, Michelle Bachelet disse hoje, ao votar no Colégio Verbo Divino, que as eleições que apontarão seu sucessor serão decididas somente no segundo turno, previamente marcado para o dia 17 de janeiro.

"Todos sabemos que haverá segundo turno. Este primeiro turno será muito importante, mas teremos uma nova jornada no dia 17 de janeiro, quando finalmente será eleito o presidente da República", disse ela, que chegou ao local por volta das 10h acompanhada da mãe, Angela Jeria, que vota no mesmo colégio.

As duas se dirigiram à escola caminhando, já que a residência da presidente fica a poucas quadras do prédio. Ao chegar, Bachelet foi saudada pelos eleitores presentes. Após votar, ela se disse "muito contente por estar exercendo meu dever cidadão".

A mandatária, primeira mulher a governar o Chile, ressaltou que, até o momento, a jornada deste domingo transcorre em um clima de "tranquilidade e ordem". Além disso, pediu "respeito entre as partes", para que "possamos dizer que o Chile, como sempre, desenvolveu seu espírito cívico integralmente".

Bachelet recordou que estas são as eleições de número 26 desde 1989, quando chegava ao fim a ditadura do general Augusto Pinochet. Neste sentido, ressaltou que todos os processos realizados de lá para cá "foram exemplo de tranquilidade, normalidade e transparência, que fazem do Chile um país muito respeitado".

Mais de 8 milhões de pessoas devem ir às urnas no Chile neste domingo. Os centros de votação ficarão abertos até as 16h (17h em Brasília).

Os principais candidatos à presidência são o opositor Sebastián Piñera, da Coalizão pela Mudança, e o governista Eduardo Frei, da Concertación. De acordo com as pesquisas, os dois devem passar ao segundo turno.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,29
    3,167
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h17

    -0,17
    74.318,72
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host