UOL Notícias Notícias
 

14/12/2009 - 08h50

Berlusconi recebe telefonema de Sarkozy e mensagem de Putin

ANSA
ROMA, 14 DEZ (ANSA) - O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, recebeu nesta manhã um telefonema do presidente francês, Nicolas Sarkozy, e uma mensagem do premier russo, Vladimir Putin, que expressaram sua solidariedade ao premier, que ontem foi vítima de uma agressão.

Segundo informaram fontes do hospital San Raffaele, onde o premier está internado desde a tarde de ontem, Sarkozy e Berlusconi tiveram uma longa conversa. O mandatário francês também queria mais informações sobre as condições de saúde do chefe de Governo italiano.

Já Putin, segundo informou a agência Itar-Tass, enviou uma mensagem na qual expressa sua solidariedade e votos de melhoras ao premier. Também hoje, Berlusconi recebeu visitas de membros do governo e autoridades do país, como o presidente da Câmara dos Deputados italiano, Gianfranco Fini, a prefeita de Milão, Letizia Moratti, a ministra do Turismo, Michela Vittoria Brambilla, e do vice-ministro da Saúde, Ferruccio Fazio.

Em entrevista à imprensa italiana, o porta-voz do primeiro-ministro, Paolo Bonaiuti, contou que Berlusconi teve uma forte dor de cabeça durante a noite e, assim que acordou, pediu para ler os jornais.

O boletim médico sobre as condições de saúde do premier deve ser divulgado às 12h (9h no horário de Brasília), segundo informou o hospital na noite de ontem.

Alberto Zangrillo, médico pessoal do premier, afirmou que Berlusconi não precisará ser submetido a nenhuma cirurgia. "Do ponto de vista clínico, está tudo tranquilo, mas será necessário um período de observação de um ou dois dias", explicou.

O primeiro-ministro italiano foi agredido na tarde de ontem após um comício em Milão. Um homem lançou uma miniatura de uma catedral contra o rosto de Berlusconi, que sofreu fraturas em um osso nasal, quebrou dois dentes e teve ferimentos no lábio superior.

O agressor, identificado como Massimo Tartaglia, de 42 anos, foi preso por lesão corporal qualificada.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,95
    3,157
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h28

    -1,26
    74.443,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host