UOL Notícias Notícias
 

14/12/2009 - 14h37

Oposição italiana diz que Berlusconi 'não pode se fazer de vítima'

ANSA
Em Roma e Milão (Itália)
A presidente do Partido Democrata italiano (PD), Rosy Bindi, disse que o premiê Silvio Berlusconi não deve "se fazer de vítima" por causa da agressão sofrida ontem (13) após um comício em Milão.

"Resta o fato de que entre os causadores deste clima está Berlusconi. Não pode se sentir a vítima", afirmou Bindi à imprensa, lembrando as declarações das autoridades italianas de que o ataque ao primeiro-ministro tenha sido ocasionado por um "clima de ódio" provocado pela oposição e pela mídia.

A dirigente do PD -- principal força de oposição ao governo -- disse ainda se solidarizar com Berlusconi e afirmou que "estes gestos são sempre condenáveis, nunca justificados".
  • Berlusconi é agredido e sofre fratura e corte no rosto durante comício em Milão


Contudo, as palavras de Bindi foram criticadas pelo ministro italiano da Defesa, Ignazio La Russa, que classificou de "deprimente" o posicionamento de alguns membros da oposição.

"É preciso parar na beira do abismo e impedir a espiral de ódio que pode trazer a violência", afirmou La Russa. De acordo com o ministro, as palavras ditas por Bindi fazem com que ele tenha pouca esperança em uma "reaproximação dos partidos".

Para Achille Serra, senador do PD, um ataque contra Berlusconi seria "praticamente impossível" de se evitar, já que ela "anda em meio às pessoas".

Serra, que garantiu não ver nenhum erro na atuação da equipe de segurança de Berlusconi, explicou que nestes casos a situação se torna "indefensável".

O premiê foi atingido por uma miniatura do Duomo (catedral) de Milão após um evento público de seu partido, o Povo da Liberdade (PDL). Berlusconi sofreu uma fratura no nariz, um corte no lábio superior e quebrou dois dentes. Após o ataque, ele foi levado ao hospital, onde ainda permanece internado.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    15h09

    -0,34
    3,255
    Outras moedas
  • Bovespa

    15h15

    1,93
    63.869,05
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host