UOL Notícias Notícias
 

15/12/2009 - 08h29

Berlusconi deve deixar hospital amanhã

ANSA
MILÃO, 15 DEZ (ANSA) - O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, deverá deixar amanhã o hospital San Raffaele, em Milão, onde está internado desde o último domingo, quando sofreu uma agressão.

A informação foi divulgada nesta manhã pela equipe médica que o atende no local, em um novo boletim sobre o estado de saúde do chefe de Governo italiano.

"Não sabemos com precisão, mas o premier deve ter alta no início da tarde de amanhã. [Berlusconi, ndr.] está retornando gradativamente às suas condições normais, e nós não temos preocupações", disse o médico pessoal do primeiro-ministro, Alberto Zangrillo.

O médico também comentou que Berlusconi é um "paciente modelo". Ele está "repousando serenamente e permanece atualizado", mas sem assistir à televisão.

"Não, nada de TV", respondeu Zangrillo ao ser questionado por jornalistas. Ainda segundo as orientações médicas, o primeiro-ministro deverá "se abster das atividades públicas por ao menos duas semanas".

Anteriormente, havia sido recomendado que ele permanecesse em repouso por dez dias.

Ontem já havia sido confirmado que ele não irá à Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP 15). De acordo com o cronograma, Berlusconi participaria dos dias finais do encontro, que ocorre até a próxima sexta-feira na cidade dinamarquesa de Copenhague.

O primeiro-ministro também não estará presente na série de festividades em comemoração aos 110 anos da fundação do Milan, clube de sua propriedade, e que faz aniversário amanhã.

No último domingo, após um comício em Milão, Berlusconi foi atingido por uma estatueta do Duomo (catedral) de Milão lançada pelo italiano Massimo Tartaglia, de 42 anos. O premier fraturou um osso do nariz, quebrou dois dentes e feriu o lábio superior.

Tartaglia foi detido por lesão corporal qualificada e encaminhado à prisão San Vittore, também em Milão. O agressor, que ontem enviou uma carta pedindo desculpas ao premier, prestará depoimento hoje.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h29

    0,74
    3,281
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h34

    -1,82
    61.496,77
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host