UOL Notícias Notícias
 

16/12/2009 - 16h30

(Amplia) Com dores, Berlusconi permanecerá no hospital por mais uma noite

ANSA
MILÃO, 16 DEZ (ANSA) - O premier italiano, Silvio Berlusconi, passará mais uma noite no Hospital San Raffaele, para onde foi levado no domingo, e poderá ter alta nas primeiras horas da tarde de amanhã.

De acordo com o médico particular do primeiro-ministro, Alberto Zangrillo, o adiamento se deve à persistência "de sintomas dolorosos, da recorrência das dores cervicais, do edema na face e de dificuldades para se alimentar".

Na noite do último domingo, após um comício em Milão, Berlusconi foi atingido no rosto por uma estatueta de ferro lançada por Massimo Tartaglia, de 42 anos, que está preso.

O premier foi imediatamente levado ao hospital San Raffaele, onde se constatou que ele teve uma fratura no septo nasal, além de dois dentes quebrados e um corte no lábio superior.

Em um primeiro momento, previa-se que o chefe de Governo permaneceria internado por apenas 24 horas sob observação.

Apesar das dores sentidas por Berlusconi, a equipe médica se disse otimista. "As condições clínicas gerais são, contudo, boas e satisfatórias", garantiu Zangrelli. "Estamos tranquilos e a alta [ocorrerá] nas primeiras horas da tarde de amanhã", acrescentou.

O médico comentou que o humor do primeiro-ministro "é constante, ainda que seja difícil de avaliar". Ele também afirmou que as numerosas visitas, institucionais e de amigos, "contribuíram quase de modo terapêutico".

Em sua recuperação, o premier não poderá participar de eventos públicos pelos próximos 10 ou 15 dias. Por este motivo, o porta-voz do governo, Paolo Bonaiuti, já adiantou que será muito difícil que ele conceda a tradicional entrevista coletiva de fim de ano.

"Com a proximidade do Natal e do Ano Novo, não há grandes encontros na agenda, felizmente", explicou ele.

Zangrillo, por sua vez, revelou que Berlusconi já esperava a extensão de sua permanência no hospital. "[Ele] está consciente da gravidade do trauma e das consequências", explicou.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host