UOL Notícias Notícias
 

16/12/2009 - 21h50

Chile: Assessor de independente trabalhará em campanha opositora no 2º turno

ANSA
SANTIAGO DO CHILE, 16 DEZ (ANSA) - O principal assessor econômico da campanha do independente Marco Enríquez-Ominami à presidência do Chile, Paul Fontaine, anunciou hoje que se integrará com "honra e orgulho" à candidatura do opositor Sebastián Piñera, que disputará o segundo turno das eleições.

Segundo as análises de Fontaine, os programas de governo de ambos os postulantes têm vários pontos em comum. O economista Felipe Larraín vai na mesma linha. Para ele, há de fato "amplas coincidências" entre as propostas de Piñera e Enríquez-Ominami.

O chefe da equipe econômica do candidato opositor, Cristián Larroulet, ressaltou que ambos têm como prioridade a busca por "um país mais próspero e equitativo".

"Já estamos trabalhando, e nos próximos dias veremos exatamente quais detalhes [das propostas de Enríquez-Ominami] vamos incorporar", indicou.

No primeiro turno das eleições, Enríquez-Ominami, um deputado de 36 anos que ganhou projeção após romper com a aliança governista Concertación, obteve 20,13% dos votos, ficando em terceiro lugar.

Piñera, por sua vez, que é membro da Coalizão pela Mudança, foi a opção de 44,05% dos eleitores. Seu adversário no segundo turno, marcado para 17 de janeiro, será Eduardo Frei, da Concertación, que alcançou 29% das preferências.

Caso vença, Piñera colocará fim a duas décadas de hegemonia da Concertación, aliança de centro-esquerda que elegeu quatro presidentes desde 1990, quando chegou ao fim a ditadura do general Augusto Pinochet.

Ominami disse que não apoiaria pessoalmente nenhum dos dois candidatos que disputam o segundo turno, mas deu autonomia a seus eleitores. Ele cogita agora fazer uma série de viagens ao exterior, e já foi convidado para dar palestras em centros de estudos de Argentina, Equador, França e Itália.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,29
    3,167
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h22

    -0,17
    74.318,72
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host