UOL Notícias Notícias
 

16/12/2009 - 17h04

Congresso paraguaio vetará adesão da Venezuela ao Mercosul, diz parlamentar

ANSA
ASSUNÇÃO, 16 DEZ (ANSA) - O presidente do Congresso paraguaio, Miguel Carrizosa, afirmou hoje que o Legislativo do país deverá rejeitar a entrada da Venezuela no Mercosul devido às tentativas de ingerência que, em sua opinião, são empreendidas pelo presidente Hugo Chávez.

Ontem, o Senado brasileiro aprovou, por 35 votos a 27, a adesão da Venezuela ao bloco. Como Argentina e Uruguai também já ratificaram o protocolo de incorporação do novo membro, cabe agora ao Paraguai emitir seu parecer -- último passo do processo iniciado em 2006.

O debate, contudo, promete ser complicado. "Os irmãos venezuelanos vão nos desculpar, mas enquanto Chávez se mantiver nessa atitude intervencionista, não vamos dar a aprovação para a entrada da Venezuela no Mercosul", reiterou Carrizosa, que é membro do opositor Partido Pátria Querida (PPQ), em uma entrevista à rádio local 780 AM.

O parlamentar disse temer que o mandatário venezuelano use o poder de veto conferido aos países-membros do Mercosul para dirigir a política do bloco de acordo com suas intenções.

Por sua vez, Alberto Grillón, presidente da comissão de Relações Exteriores do Senado do país, lembrou que o tema não tramita na casa atualmente, porque foi retirado da pauta pelo presidente Fernando Lugo, que temia uma votação com resultados negativos.

Grillón explicou à ANSA que, com o aval dado pelo Brasil, "a responsabilidade é agora muito maior para nosso país".

"Eu sou a favor [do ingresso venezuelano], porque o acordo em questão é para a entrada da Venezuela, e não de Hugo Chávez", enfatizou o parlamentar, acrescentando que cabe ao Poder Executivo conseguir os votos necessários para a aprovação.

Ontem, durante a votação do protoloco no Senado brasileiro, a oposição, encabeçada pelo PSDB e pelo Democratas, retratou Chávez como "caudilho" e "ditador" para sustentar sua rejeição à presença da Venezuela no bloco.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h09

    -0,32
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h15

    1,60
    62.661,72
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host