UOL Notícias Notícias
 

16/12/2009 - 19h10

Espanha reitera que tentará retomar diálogo por acordo entre UE e Mercosul

ANSA
MADRI, 16 DEZ (ANSA) - O premier espanhol, José Luiz Rodríguez Zapatero, reiterou hoje que pretende avançar nas negociações entre a União Europeia (UE) e o Mercosul para concluir o acordo de cooperação comercial durante a presidência temporária de seu país no bloco europeu.

O chefe de Governo apresentou nesta quarta-feira a parlamentares as prioridades de Madri para o período em que estará à frente da UE, a partir de janeiro.

Um destes objetivos será reativar o diálogo com o Mercosul a fim de destravar as negociações sobre o acordo bilateral, iniciadas há mais de uma década.

As tratativas enfrentam um impasse devido a divergências entre os dois blocos. De um lado, Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai (membros do Mercosul) questionam a política de subsídios praticada por governos europeus no setor agrícola.

A UE, em contrapartida, pede mais acesso ao mercado de bens industriais das nações sul-americanas. Na semana passada, o Uruguai transmitiu à Argentina a presidência rotativa do Mercosul.

Zapatero manifestou ainda a intenção de assinar um "acordo de associação entre UE e América Central", bem como convênios comerciais com Colômbia e Peru.

Além disso, comprometeu-se a realizar uma "retirada progressiva" de estímulos fiscais para recuperar o "equilíbrio" das contas e "impulsionar" o Plano Europeu de Inovação, baseado na pesquisa e no desenvolvimento.

O chefe de Governo espanhol também ratificou o compromisso com um modelo "mais respeitoso ao meio ambiente".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host