UOL Notícias Notícias
 

17/12/2009 - 14h45

Após ataque a Berlusconi, policiais sugerem uso de câmeras para controlar tumultos

ANSA
ROMA, 17 DEZ (ANSA) - O secretário da Associação Nacional de Funcionários de Polícia da Itália (ANFP), Enzo Marco Letizia, disse hoje que é preciso colocar câmeras nos capacetes dos agentes para identificar vândalos, assim como já fazem os responsáveis pela segurança nos estádios.

"Na ordem pública, as micro câmeras se tornarão o melhor instrumento de prevenção e intimidação nos confrontos com pessoas violentas, arruaceiros e quem tenha intenção de cometer crimes", afirmou.

De acordo com o secretário da ANFP, as imagens também trazem provas irrefutáveis para atribuir a responsabilidade a quem não respeita as regras da democracia.

A sugestão do policial é feita alguns dias depois que o premier italiano, Silvio Berlusconi, fraturou o nariz e feriu a boca ao ser atingido por um objeto de metal atirado contra seu rosto após um comício em Milão. O autor da agressão, Massimo Tartaglia, foi preso imediatamente.

Letizia também estabeleceu um paralelo entre o controle de segurança que deve ser feito em relação aos comícios fora da campanha e nas manifestações que ocorrem durante o processo eleitoral.

"Não nos convence totalmente a escolha de estender às manifestações públicas as normas que sancionam penalmente seja quem impede uma reunião eleitoral, seja quem perturba seu envolvimento", acrescentou o policial, citando a lei nº 212 de 4 de abril de 1956, que regulamenta as campanhas eleitorais.

Letizia lembrou que a intenção dos legisladores era tutelar a segurança pública nos comícios feitos durante as campanhas, um momento delicado "onde a paixão política unida às despesas econômicas" representa um grave risco de conflitos.

"Por isso, não parece que nas manifestações públicas fora da corrida eleitoral seja invocado o mesmo grau de risco de um confronto físico entre sujeitos pertencentes a facções opostas", explicou.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host