UOL Notícias Notícias
 

17/12/2009 - 16h08

Bento XVI pede a universidades que formem pessoas 'desenvolvidas e responsáveis'

ANSA
CIDADE DO VATICANO, 17 DEZ (ANSA) - O papa Bento XVI pediu hoje que as universidades sejam locais de formação "de autênticos realizadores da caridade intelectual" e de "homens desenvolvidos e responsáveis".

Ao celebrar na noite de hoje as Vésperas com os Universitários Romanos, na Basílica de São Pedro, Bento XVI explicou que o "futuro da sociedade" depende do ensino, "principalmente, na elaboração de uma nova síntese humanística e de uma nova capacidade projetiva".

Dedicando-se especialmente aos professores e aos universitários, o Papa recomendou também que se mantenha, nos estudos e nas pesquisas de conhecimento, o ânimo "humilde e simples", como José, Maria e os pastores, que acolheram Jesus Cristo em Belém.

A celebração de hoje é parte dos atos públicos do Pontífice em preparação para o Natal, iniciados no último dia 8.

Na próxima quinta-feira (24), Bento XVI celebrará a Solenidade do Natal do Senhor, com a Santa Missa da Noite de Natal, e no dia seguinte (25), dará a benção do Urbi et Orbi -- a grande saudação à cidade de Roma e ao mundo. No dia 31, será a vez das Primeiras Vésperas em ação de graças.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host