UOL Notícias Notícias
 

17/12/2009 - 09h25

Em mensagem a Copenhague, Papa incita governos a fazer escolhas de longo prazo

ANSA
CIDADE DO VATICANO, 17 DEZ (ANSA) - O papa Bento XVI tornou a incitar os participantes da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP 15), que ocorre até sexta-feira em Copenhague, a fazer escolhas de longo prazo para o futuro da humanidade e a não ceder a medidas nacionalistas.

O Pontífice falou sobre o tema na manhã de hoje ao encontrar oito novos embaixadores que apresentaram suas cartas credenciais ao Vaticano. As reuniões ocorreram em separado e depois em grupo.

Na terça-feira, Bento XVI já havia lançado um apelo aos países desenvolvidos e às lideranças mundiais pela preservação do meio ambiente. Na ocasião, ele afirmou que as degradações à natureza "ameaçam a humanidade e o seu futuro tanto quanto as guerras e o terrorismo".

A Santa Sé também participa da reunião em Copenhague, com uma delegação liderada pelo observador vaticano permanente na Organização das Nações Unidas (ONU), arcebispo Celestino Migliore. Também estão no grupo Hugo Cabrera Aramayo, Paolo Conversi, Luke Swanepoe, Markus Wandinger e Mariano Cardiello.

Desde o início de seu Pontificado, em 2005, Bento XVI faz da preservação ambiental uma de suas principais bandeiras. O tema também está presente na encíclica "Caritas in Veritate", publicada em julho, e em sua mensagem destinada ao próximo Dia Mundial da Paz, que será celebrado pelos católicos em 1º de janeiro de 2010.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,84
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,35
    68.594,30
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host