UOL Notícias Notícias
 

17/12/2009 - 18h16

Ministro chileno contesta 'entusiasmo' da oposição após primeiro turno de eleições

ANSA
SANTIAGO DO CHILE, 17 DEZ (ANSA) - O ministro do Interior do Chile, Edmundo Pérez Yoma, afirmou hoje que não entende "o entusiasmo" demonstrado pela oposição depois que seu candidato, o empresário Sebastián Piñera, venceu o primeiro turno das eleições presidenciais.

No último domingo, Piñera, da Coalizão pela Mudança, obteve 44,05% dos votos e ficou à frente do candidato governista, o ex-presidente Eduardo Frei (1994-2000), que foi a opção de 29,06% dos eleitores.

"Não consigo entender tanto entusiasmo, mas eles têm suas contas e não sou eu quem vai analisá-las", afirmou Yoma, que também é chefe de gabinete da atual presidente, Michelle Bachelet.

"A direita ganhou menos votos que nos primeiros turnos de todas as eleições", recordou ele, referindo-se aos demais pleitos presidenciais realizados desde 1990, quando chegou ao fim a ditadura do general Augusto Pinochet.

Desde então, o Chile teve quatro presidentes da aliança de centro-esquerda Concertación, e pela primeira vez, neste ano, um candidato da oposição -- Piñera -- aparece como favorito.

Yoma acredita, porém, que a maior parte da população segue sendo de "centro-esquerda", e por este motivo pode levar Frei à vitória no segundo turno, marcado para 17 de janeiro.

Para a votação decisiva, os dois candidatos buscam seduzir os simpatizantes do independente Marco Enríquez-Ominami, terceiro colocado no primeiro turno com 20% dos votos.

Ex-membro da Concertación, Ominami anunciou ainda no domingo que não apoiaria nem Frei nem Piñera por crer que ambos não levariam nenhuma mudança ao Chile.

Apesar disso, deu autonomia a seus eleitores. Ontem, seu principal assessor na área econômica, Paul Fontaine, anunciou que trabalhará na campanha de Piñera para o segundo turno.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    15h39

    -0,73
    3,259
    Outras moedas
  • Bovespa

    15h45

    1,30
    64.050,85
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host