UOL Notícias Notícias
 

17/12/2009 - 12h30

Sem acordo, Conferência de Copenhague poderá se prolongar por mais um dia

ANSA
COPENHAGUE, 17 DEZ (ANSA) - A 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP 15), em Copenhague, Dinamarca, que deveria ser encerrada amanhã após duas semanas de discussões, poderá ser prolongada até o próximo sábado.

"Na manhã de hoje, as Nações Unidas haviam prevenido: 'preparem-se para ficar até o sábado'", afirmou a ministra da Ecologia da França, Chantal Jouanno, referindo-se à hipótese que já tem sido avaliada nos últimos dias e que, a cada discussão, parece se tornar mais provável.

O prolongamento do encontro possibilitaria que os países participantes chegassem a um consenso, evitando assim o fracasso da cúpula, como interpretam diplomatas e especialistas.

Há dois anos, a conferência realizada em Bali, na Indonésia, que delineou as bases para Copenhague, também foi ampliada para que as nações chegassem a um acordo.

Na época, após Estados Unidos cederem aos protestos dos países pobres, decidiu-se que os dois anos posteriores seriam direcionados à realização de negociações em busca de um substituto do Protocolo de Kyoto.

Hoje participam das discussões cerca de 120 líderes mundiais. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará seu discurso nesta tarde, assim como o norte-americano Barack Obama.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h39

    -0,23
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h40

    -0,13
    75.890,38
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host