UOL Notícias Notícias
 

17/12/2009 - 15h43

Senadores italianos criticam restrição da ONU à entrada de ONGs em Copenhague

ANSA
COPENHAGUE, 17 DEZ (ANSA) - Os senadores italianos Roberto Della Seta e Francesco Ferrante, do opositor Partido Democrata (PD), criticaram hoje a restrição à entrada de ONGs na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP 15).

Em um comunicado divulgado nesta manhã, os parlamentares definiram a medida restritiva como um "fato gravíssimo" e o "fracasso da ONU e da política". Diversas agências da ONU e outras instituições humanitárias foram impedidas de se credenciar à conferência ontem e hoje.

"A partir de hoje, portanto, nas horas decisivas de êxito da Conferência de Copenhague, as organizações foram de fato expulsas da sede da cúpula", destacaram os senadores na nota.

Della Seta e Ferrante lembraram que "os compromissos previstos há meses foram cancelados, milhares de pessoas que chegaram à capital dinamarquesa por conta própria não puderam participar dos trabalhos das dezenas de eventos marcados".

"Hoje, o centro de congressos que hospeda a cúpula se transformou em um forte", opinaram os senadores, destacando ainda que isto faz com que a cúpula tenha uma "representação quase plástica da sociedade civil", por não contar com a presença das ONGs.

Os legisladores do PD italiano também disseram esperar que a chegada dos chefes de Estado e de Governo "acabe com o risco" de a COP 15 terminar sem que nada seja acordado "de fato".

Apesar de se dizerem esperançosos em um acordo concreto, eles ressaltaram que a exclusão de instituições autônomas é um mau exemplo "ao mundo e, em particular, a tantos jovens presentes em Copenhague".

Desde seu início, no dia 7 de dezembro, a COP 15 tem sido palco de sérias divergências sobre a assinatura de um acordo global para a redução de emissões de gases do efeito estufa.

Prevista para se concluir na sexta-feira, a conferência recebe nestes dias chefes de Estado e de Governo de todo o mundo.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,21
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h35

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host