UOL Notícias Notícias
 

18/12/2009 - 11h58

Bispos europeus pedem 'coragem' a líderes que se reúnem em Copenhague

ANSA
CIDADE DO VATICANO, 18 DEZ (ANSA) - Bispos europeus lançaram um apelo aos participantes da 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP 15) para que tenham "coragem" e firmem um acordo para frear o aquecimento global.

"Como bispos católicos de toda a Europa, pedimos aos líderes mundiais para serem moralmente corajosos em Copenhague em relação às mudanças climáticas", diz o documento, segundo informou a agência católica Sir.

A carta também ressalta que a União Europeia (UE) possui uma proposta de reduzir em "30% as emissões de gases causadores do efeito estufa até 2020", mas que "este passo deve ser tomado agora e unilateralmente".

"E também deve ser assegurado que o financiamento desta ação seja adicional ao budget [orçamento] previsto pelo plano financeiro de ajudas, a fim de mostrar uma autêntica solidariedade com a vida das populações mais pobres já afetadas pelas mudanças climáticas", afirmou o texto.

O documento foi assinado pelo arcebispo alemão de Hamburgo, Dom Werner Thissen, pelo bispo britânico de Hallam, Dom John Rawsthorne, pelo bispo belga de Liègi, Dom Aloys Jousten, pelo bispo irlandês de Clonfert, Dom John Kirby e por Ludwing Schawarz, da Conferência Episcopal Austríaca.

A COP 15, que está sendo realizada na cidade dinamarquesa de Copenhague, está prevista para terminar hoje. Discursaram nesta manhã o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o norte-americano Barack Obama.

O evento busca alcançar um acordo global para reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa. No entanto, durante a semana, divergências entre as potências e os países emergentes obstruíram a aprovação de um documento comum.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    13h20

    0,38
    3,170
    Outras moedas
  • Bovespa

    13h26

    0,29
    74.659,28
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host