UOL Notícias Notícias
 

18/12/2009 - 12h50

Representante vaticano critica resultados de cúpula da ONU sobre clima

ANSA
COPENHAGUE, 18 DEZ (ANSA) - O observador permanente do Vaticano na ONU, cardeal Celestino Migliore, comparou os desdobramentos da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP 15), em Copenhague, "a uma montanha que dá à luz um ratinho".

"Foi gasto um monte de dinheiro e tempo. É triste que não se consiga concordar sobre questões urgentes", lamentou o cardeal em entrevista à ANSA.

Migliore não se mostrou surpreso com a falta de um acordo e citou as contradições científicas -- baseadas no fato de alguns divergirem quanto às causas das mudanças climáticas -- e a falta de uma relação clara entre ciência e política.

"Se não existe uma diagnose precisa, não se pode encontrar uma terapia eficaz", acrescentou.

O observador do Vaticano na ONU também falou das diferenças entre as posições dos países desenvolvidos e em desenvolvimento.

"O problema é só dinheiro. Como ajudar os países pobres: colocar somas e investir diretamente ou envolver quem recebe o dinheiro nos projetos válidos para que promovam o desenvolvimento? E depois, como manter estes fundos a salvo da corrupção?", questionou.

Migliore, que chefia a delegação da Santa Sé presente na reunião, também disse esperar que os resultados do evento sirvam para que haja uma revisão no mecanismo das grandes cúpulas internacionais.

"Nos anos 1990, [o modelo] funcionou. Aquele era um momento no qual [as conferências] representavam uma novidade. Hoje, entrou um pouco em crise", explicou o cardeal, citando também o Conselho de Segurança da ONU, que é acusado por alguns países e organismos de ter uma estrutura ultrapassada.

"Temos estes fóruns internacionais que se tornam mastodônticos e onde é cada vez mais difícil tomar decisões adequadas (...). O próprio sistema das conferências internacionais deve ser aperfeiçoado de modo a decidir não em favor de grandes interesses, mas das camadas, populações ou estados que são majoritariamente atingidos", acrescentou.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h04

    1,26
    63.452,38
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host