UOL Notícias Notícias
 

18/12/2009 - 13h50

Vaticano recusa cerimoniais para visita de Bento XVI à Grã-Bretanha

ANSA
LONDRES, 18 DEZ (ANSA) - O papa Bento XVI recusou uma série de cerimoniais oferecidos pela Grã-Bretanha para a sua visita à ilha, programada para setembro do próximo ano, informou hoje a imprensa britânica.

De acordo com o jornal The Times, o Pontífice não irá se hospedar no Palácio de Buckingham, recusou a carruagem da rainha Elizabeth II e não quis um jantar de gala oferecido em sua homenagem.

Bento XVI deverá ficar na residência do núncio apostólico Dom Faustino Sainz Muñoz, localizada em Wimbledon, no sudoeste de Londres. A visita do Papa à Grã-Bretanha está programada para ocorrer entre os dias 16 a 19.

O Pontífice deverá permanecer apenas um destes dias na Escócia e não visitará a Irlanda, nação que recentemente foi centro de um escândalo pelo envolvimento do clero irlandês em casos de abusos de menores, cometidos por religiosos nos anos 40.

Ontem, o Papa aceitou a renúncia do atual bispo de Limerick, Donald Brendan Murray, acusado de ter se envolvido no caso durante o período em que foi bispo auxiliar de Dublin.

Durante sua estadia, Bento XVI deve discursar no Parlamento britânico, participar da cerimônia de beatificação do cardeal John Henry Newman e visitar a Universidade de Oxford.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,21
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h35

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host