UOL Notícias Notícias
 

19/12/2009 - 15h03

Chile-Eleições: Governista agradece apoio de partidários de candidatos derrotados

ANSA
SANTIAGO DO CHILE, 19 DEZ (ANSA) - O candidato governista ao segundo turno das eleições presidenciais do Chile, Eduardo Frei, agradeceu aos dirigentes que apoiaram outros candidatos no primeiro turno e que hoje "somam-se" à sua candidatura.

"Há muitos dirigentes que apoiaram outros candidatos, tanto [o independente] Marco Enríquez-Ominami como [o comunista] Jorge Arrate, que estão se juntando a nós. Por isso, sinto que nestes cinco dias demonstramos que esta candidatura representa a imensa maioria dos chilenos", disse Frei, referindo-se ao período posterior ao primeiro turno, realizado no último dia 13.

Frei, que já governou o país entre 1994 e 2000 pela Concertación, também afirmou que, se eleito, dará ênfase ao fortalecimento da educação pública de qualidade e do sistema público de saúde, dois pontos que o diferenciam da campanha de seu adversário, o empresário Sebastián Piñera.

"A oposição oferece entregar dinheiro à população para que as pessoas comprem a saúde no setor privado. Nós queremos uma saúde pública de qualidade", explicou.

O candidato governista, que fez as declarações em um ato em Rancagua -- a 88 quilômetros de Santiago do Chile --, fará hoje comícios em Valparaíso e Viña del Mar.

No primeiro turno das eleições, Frei obteve 29% dos votos. Já Piñera, da Coalizão pela Mudança, obteve 44%. Em terceiro lugar ficou Enríquez-Ominami, que foi a opção de 20% dos eleitores.

Segundo pesquisa divulgada ontem, o candidato opositor também direciona-se a conseguir a maioria na nova votação. Um estudo realizado pela Universidade do Desenvolvimento e pelo diário La Segunda, dá a Piñera 48% das preferências, contra 43% de Frei.

Se confirmada a projeção, o empresário, que é um dos homens mais ricos do país, colocará fim a 20 anos de hegemonia da aliança de centro-esquerda Concertación, que governa o país desde 1990.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    1,02
    3,178
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,90
    67.976,80
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host