UOL Notícias Notícias
 

19/12/2009 - 19h20

Chile-Eleições: Opositor amplia vantagem para segundo turno das presidenciais

ANSA
SANTIAGO DO CHILE, 19 DEZ (ANSA) - O candidato da oposição ao segundo turno das eleições presidenciais do Chile, Sebastián Piñera, lidera a preferência do eleitorado com mais de seis pontos percentuais à frente de seu adversário, o governista Eduardo Frei.

De acordo com uma pesquisa do jornal El Mercurio e da empresa Opina, divulgada hoje, Piñera, que integra a Coalizão pela Mudança, conta hoje com 46,2% do apoio dos eleitores, enquanto Frei, da Concertación, tem 39,7% das preferências.

Ainda de acordo com o estudo, 14,2% dos consultados afirmaram que votarão em branco ou anularão seus votos.

Para o estudo, que foi realizado entre terça-feira e quinta-feira da semana passada, foram entrevistadas 1.200 pessoas das três principais cidades do país -- Santiago, Valparaíso e Concepción.

Na última semana, o jornal La Segunda, que pertence ao grupo do El Mercurio, também divulgou uma pesquisa de intenção de voto, na qual Piñera aparecia cinco pontos percentuais à frente de seu opositor, com 48% das preferências.

No primeiro turno, realizado no último dia 13, Piñera obteve 44% dos votos, contra 29% de Frei. O segundo turno acontecerá no próximo dia 17 de janeiro.

Se vencer, o empresário e um dos homens mais ricos do Chile colocará fim a duas décadas de governos da Concertación, que chegou ao poder no fim da ditadura, em 1990. O próximo presidente assumirá em 11 de março.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host