UOL Notícias Notícias
 

19/12/2009 - 16h05

Polícia mexicana inicia busca por sucessor de líder de cartel de drogas

ANSA
CIDADE DO MÉXICO, 19 DEZ (ANSA) - A Polícia Federal mexicana iniciou hoje a busca por Edgar Valdez Villarreal, conhecido como "La Barbie" e que seria o provável sucessor de Arturo Beltrán Leyva, o "chefe dos chefes" do cartel Los Hermanos Leyva, morto na semana passada em um confronto com autoridades do país.

Nas primeiras horas de hoje, agentes já estavam nas ruas. Efetivos policiais foram enviados à província de Morelos, vizinha à capital, e também aos municípios de Yautepec e Cuautla. Várias residências da região foram revistadas.

A nova operação foi iniciada após o ministro do Interior, Fernando Gómez Mont, ter feito um apelo para que todos os narcotraficantes se entreguem à Justiça.

"Dentro da lei estão garantidas suas vidas e seus direitos, fora da lei seus destinos serão a morte", disse Gómez Mont na noite de ontem.

O ministro também defendeu as ações empreendidas em Cuernavaca, localizada a 75 quilômetros da Cidade do México, onde Beltrán Leyva foi morto na última quinta-feira. A operação ocorreu conforme determinam as normas internacionais "de legalidade, eficiência e pertinência para deter e neutralizar o chefe de um dos grupos mais sanguinários", afirmou.

Por outro lado, após a divulgação das imagens do local onde Beltrán foi morto, a Comissão de Direitos Humanos do Distrito Federal criticou a operação e pediu que as Forças Armadas do país revisem suas estratégias de combate ao narcotráfico.

Em uma das fotografias divulgadas pela imprensa local pode-se ver o narcotraficante no chão de seu luxuoso apartamento coberto por notas de dinheiro -- vermelhas de sangue. Beltrán Leyva aparece também com as calças abaixadas na altura dos joelhos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    09h29

    -0,11
    3,273
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host