UOL Notícias Notícias
 

20/12/2009 - 15h20

Chile-Eleições: Pacto comunista anuncia apoio a candidato do governo

ANSA
SANTIAGO DO CHILE, 20 DEZ (ANSA) - O esquerdista pacto Junto Podemos Mais, que postulava Jorge Arrate às eleições presidenciais do Chile, anunciou hoje seu respaldo formal ao senador Eduardo Frei, da governista Concertación, no segundo turno do pleito, em 17 de janeiro.

O presidente do Partido Comunista e deputado eleito, Guillermo Teillier, afirmou que o movimento chegou a um compromisso em 12 áreas temáticas junto a Frei, que inclui a reforma da Constituição, a não privatização da gigante estatal de cobre Codelco, entre outras medidas voltadas aos setores de saúde e educação.

"O que nos interessa é a existência deste compromisso e a vontade política de manter uma linha de apoio de decisão clara e transparente", disse Teillier, acompanhado por dirigentes da equipe eleitoral do governista, que disputará o segundo turno com o empresário Sebastián Piñera, da Coalizão pela Mudança.

Em declarações à ANSA, Teillier reiterou que o acordo firmado com a aliança governista tem o intuito de "aprofundar a democracia" e considerou ainda que Piñera, que foi o mais votado no primeiro turno e se mantém como favorito, "sistematicamente se nega a mudanças democráticas".

Arrate ficou em quarto lugar nas eleições do último dia 13, com 6,21% dos votos. Já Piñera obteve 44%, e Frei, 29%. O terceiro mais votado foi Marco Enríquez-Ominami, escolhido por 20% dos eleitores e que já anunciou que não apoiará nenhum dos candidatos.

Uma pesquisa de intenção de voto divulgada ontem aponta que Piñera, um dos homens mais ricos do país, mantém-se à frente de Frei, com vantagem de mais de seis pontos percentuais.

De acordo com o estudo, do jornal El Mercurio e da empresa Opina, Piñera conta hoje com 46,2% do apoio dos eleitores, enquanto Frei tem 39,7% das preferências. Caso vença, o candidato da oposição colocará fim a duas décadas de governos da Concertación, que chegou ao poder no fim da ditadura, em 1990.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,32
    3,157
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    0,56
    63.760,62
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host