UOL Notícias Notícias
 

20/12/2009 - 19h01

Para Chávez, participação de Obama em Copenhague foi 'vergonhosa'

ANSA
CARACAS, 20 DEZ (ANSA) - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, criticou hoje o comportamento de seu homólogo dos Estados Unidos, Barack Obama, na Conferência da ONU sobre Mudança Climática (COP 15), definindo-o como "vergonhoso".

"O senhor Obama dá pena, chegou, falou e nem sequer foi capaz de ouvir os demais", disse Chávez, referindo-se à participação do colega no encontro. Diferentes dos outros, que "falaram e se sentaram", o norte-americano "falou e saiu pelas portas do fundo, nem sequer seguiu em frente", continuou.

Sobre Copenhague, Chávez declarou ainda que foram os países da Aliança Bolivariana para os povos de Nossa América (Alba) que impediram que os Estados Unidos impusessem sua proposta nos debates.

"Nós freamos a pretensão ianque de impor o chamado Acordo de Copenhague, os desmascaramos", enfatizou o venezuelano, que representou a aliança bolivariana, ao lado do presidente da Bolívia, Evo Morales.

Considerada um dos maiores fracassos da história, a COP 15 terminou no sábado, mais de 21 horas após o previsto no cronograma oficial, com o "Acordo de Copenhague", um documento não vinculante, ou seja, não obrigatório, já que não foi firmado por algumas delegações presentes -- como Bolívia, Nicarágua, Cuba, além da própria Venezuela.

Obama participou do que seria o último dia do encontro. Na sexta-feira passada, em seu discurso, o líder da Casa Branca ressaltou os compromissos assumidos por seu país e pediu que os países assinassem um pacto para o clima imediatamente.

Segundo ele, se um acordo não fosse assinado até o fim da reunião, haveria o risco de que as divisões aumentassem. "Este não é um acordo perfeito, e nenhum país conseguirá tudo o que quer", afirmou na ocasião.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host