UOL Notícias Notícias
 

21/12/2009 - 18h13

Criticado, presidente do Paraguai diz que parte do país tem 'problemas de visão'

ANSA
ASSUNÇÃO, 21 DEZ (ANSA) - O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, disse hoje que as pessoas que não notam as conquistas de seu governo têm "problemas oftalmológicos".

"Há um Paraguai das grandes maiorias que dividem nossas conquistas, assim como existe um Paraguai seleto, com algum problema oftalmológico, que não quer ver" os avanços, afirmou Lugo durante a cerimônia em que oficializou a gratuidade completa dos serviços públicos de saúde.

Desta forma, o mandatário buscou responder a seus críticos, para os quais Lugo não teria cumprido a maior parte das promessas de mudança para o país que fez durante a campanha.

Lugo citou a existência de "grandes interesses corporativos e políticos" contra os projetos de mudança e disse que o apoio da população "ridiculariza os manipuladores da realidade".

O presidente, eleito em abril de 2008 após seis décadas de hegemonia do conservador Partido Colorado, enfrenta atualmente uma crise política interna.

Cresce entre setores críticos a seu governo o apoio à ideia de submetê-lo a um julgamento político, processo que poderia resultar em seu impeachment.

Nos últimos meses, além disso, Lugo trocou quatro vezes o comando das Forças Armadas. Foram vários os rumores de que militares estariam tramando um golpe de Estado.

Há pouco mais de uma semana, em entrevista a um jornal local, o vice-presidente da República, Federico Franco, acusou Lugo de "traição" e se disse "preparado" para assumir o cargo.

O chefe do Gabinete Civil da Presidência, Miguel López Perito, reconheceu que o governo está preocupado com a situação.

Lugo também foi acusado de envolvimento com um caso de corrupção ligado à compra de terras para a reforma agrária e é apontado como pai de cinco crianças.

O mandatário, que foi bispo católico antes de chegar ao poder, até hoje assumiu apenas um garoto de dois anos como filho legítimo.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host