UOL Notícias Notícias
 

21/12/2009 - 17h24

Panamá diz que cúpula de Copenhague fracassou devido a arrogância dinamarquesa

ANSA
CIDADE DO PANAMÁ, 21 DEZ (ANSA) - O administrador da Autoridade Nacional do Ambiente (Anam) do Panamá, Javier Arias, relacionou hoje o fracasso da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP 15) à "atitude arrogante da presidência da Dinamarca", anfitriã do evento realizado em Copenhague.

"A presidência da Dinamarca, com uma atitude arrogante, tentou impor um acordo formulado a portas fechadas por um grupo reduzido de nações", afirmou Arias, em entrevista concedida a uma emissora de TV local.

Para ele, "as negociações da última semana se restringiram ao fato de que 25 nações decidissem pelas 190 delegações que estavam ali representadas por altos dirigentes e ministros, aguardando uma reunião que nunca ocorreu".

A principal autoridade panamenha para o ambiente ainda considerou que a "falta de respeito" com os países presentes foi o que levou os membros da Aliança Bolivariana para as Américas (Alba) -- representados por Venezuela e Bolívia -- a se posicionarem contra os acordos propostos.

"Se nós tivéssemos organizado a cúpula, teríamos obtido mais êxito", ressaltou o titular da Anam.

"Não era apenas a negociação de Copenhague. Vínhamos negociando há dois anos, desde Bonn, Barcelona e Bangcoc e através de outras reuniões informais, em que pusemos muito esforço e dinheiro para tratar de todas as posições do acordo", disse Arias.

Após duas semanas de debates, a COP 15 chegou ao fim sem que um acordo sobre metas de redução de gases causadores do efeito estufa fosse assinado. Já na manhã de sábado, foi apresentado um texto que não tem caráter vinculante e ainda assim não foi firmado por todos os países. Venezuela, Cuba e Bolívia estão entre as nações que rejeitaram o documento.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    1,02
    3,178
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,90
    67.976,80
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host