UOL Notícias Notícias
 

22/12/2009 - 19h06

João Paulo II foi enganado por Pinochet durante visita, relata cardeal

ANSA
CIDADE DO VATICANO, 22 DEZ (ANSA) - O papa João Paulo II foi enganado pelo ex-ditador chileno Augusto Pinochet durante uma visita a Santiago em 1987, segundo revelações feitas pelo cardeal Roberto Tucci em uma entrevista concedida ao jornal L'Osservatore Romano, do Vaticano.

De acordo com o religioso, Pinochet, que deixou o poder em 1990 e faleceu em 2006, fez com que o pontífice aparecesse ao seu lado diante de uma multidão ao saírem juntos em um balcão do Palácio de La Moneda, sede do governo chileno.

O polonês Karol Wojtyla, morto em 2005, evitava aparições públicas ao lado de ditadores ou políticos acusados de corrupção, mas teve de cumprimentar os chilenos junto de Pinochet contra a sua vontade.

"Como esquecer o rosto de Wojtyla quando se deu conta da jogada de Pinochet durante a viagem ao Chile, em 1987?", recordou o cardeal Tucci.

Segundo ele, foram inúmeras as ocasiões em que o papa teve de se submeter a estas circunstâncias, sobretudo na África, onde a aproximação com os governantes muitas vezes era a única maneira de entrar em contato com o povo.

De acordo com o cardeal, que acompanhou João Paulo II em muitas de suas viagens, o ex-ditador o fez aparecer ao seu lado contra a sua vontade.

"Segundo o combinado, João Paulo II e o presidente não cumprimentariam a multidão juntos. Wojtyla era muito crítico em relação ao ditador chileno e não queria aparecer ao lado dele", recordou.

"Com uma medida estudada, fizeram o papa sair por outra porta. Passaram juntos por uma grande cortina fechada e Pinochet fez Wojtyla parar, como se quisesse lhe mostrar algo. A cortina foi aberta e o pontífice se encontrou diante do balcão aberto, sobre a praça, repleta de gente", relatou o cardeal.

O religioso afirmou que João Paulo II "não pôde se retirar" no momento, mas "congelou Pinochet com o olhar" ao se despedir dele.

O polonês Karol Wojtyla, nome de batismo de João Paulo II, nasceu em Wadowice e exerceu seu pontificado entre 1978 e 2005. Pinochet chegou à presidência do Chile por meio de um golpe militar, em 1973.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,48
    3,144
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,53
    75.604,34
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host