UOL Notícias Notícias
 

23/12/2009 - 17h15

Anistia Internacional pede à Colômbia que puna responsáveis por morte de governador

ANSA
WASHINGTON, 23 DEZ (ANSA) - A Anistia Internacional condenou hoje o sequestro e a morte do governador do departamento [estado] colombiano de Caquetá, Luis Francisco Cuéllar.

"As autoridades colombianas devem garantir que os responsáveis pelo sequestro e pelo assassinato do governador Cuéllar respondam por seus atos na justiça", declarou Marcelo Pollack, membro da entidade.

Cuéllar, de 69 anos, foi raptado na noite de segunda-feira por um grupo de homens que vestiam roupas militares e invadiram sua residência, em Florencia, capital de Caquetá. Seu corpo foi encontrado degolado ontem pelo Exército.

O crime foi atribuído pelo presidente Álvaro Uribe às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

A Anistia Internacional recordou que centenas de pessoas "permanecem sequestradas em toda a Colômbia, nas mãos das Farc e do Exército de Libertação Nacional (ELN)".

"Não se deve obrigar a população civil da Colômbia a fazer parte deste conflito. Pedimos energicamente a todos os grupos guerrilheiros que libertem as pessoas sequestradas e ao governo que investigue todos os abusos contra os direitos humanos que estão sendo cometidos no país", afirmou Pollack.

O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza, também expressou hoje "o mais enérgico repúdio" ao assassinato, que definiu como "um ato de barbárie".

Além de condenar o episódio, a União Europeia, por sua vez, também ofereceu apoio à Colômbia "na busca pelo fim de toda a violência".

Ontem à noite, ao confirmar a morte de Cuéllar, Uribe lamentou o trágico desfecho do caso e enviou uma mensagem de solidariedade à esposa da vítima, Imelda Galindo.

"Ainda não temos a confirmação sobre a hora do assassinato, mas sabemos que ele foi degolado. Infelizmente, foi degolado", declarou o chefe de Estado.

O velório do governador ocorre em Caquetá, e o enterro será amanhã na capital do país, Bogotá.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host