UOL Notícias Notícias
 

23/12/2009 - 16h15

Berlusconi agradece ao Papa por solidariedade após agressão

ANSA
ROMA, 23 DEZ (ANSA) - O premier italiano, Silvio Berlusconi, agradeceu ao papa Bento XVI por uma mensagem de solidariedade enviada após a agressão que sofreu no rosto no dia 13, quando deixava um comício em Milão.

"Agradeço ao Santo Padre pela proximidade manifestada após a agressão. Suas palavras foram de grande conforto para mim", afirmou o primeiro-ministro em uma carta enviada ao secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone.

No dia 13, um domingo, Berlusconi foi atingido no rosto por uma miniatura de ferro do Duomo, a catedral de Milão, lançada por Massimo Tartaglia, de 42 anos, que está preso.

No hospital, constatou-se que o primeiro-ministro sofrera uma fratura no nariz e tinha dois dentes quebrados, além de um corte no lábio superior. Ele passou quatro dias internado e agora está em sua residência de Arcore, nos arredores de Milão.

Na carta enviada à Santa Sé, Berlusconi também falou sobre as festas de fim de ano e disse que o Natal "é um momento importante de reflexão para todos os homens de boa vontade".

"A mensagem de paz e fraternidade de Cristo, que deve reinar entre os homens, muitas vezes é esquecida quando a força das ideias é respondida com a violência verbal ou física", afirmou Berlusconi, referindo-se ao ataque.

"Posso confirmar que os valores cristãos testemunhados pelo Pontífice estão sempre presentes nas ações do Governo por mim presidido, que adotará todas as medidas necessárias para garantir a serenidade e a paz social", complementou o premier.

Berlusconi também elogiou a "a especial atenção que o Santo Padre dá à Itália" e lembrou a visita feita por ele à cidade de L'Aquila, na região de Abruzzo, atingida por um terremoto em abril.

O tremor, de 5,8 graus na escala Richter, matou cerca de 300 pessoas e deixou mais de 50 mil desabrigadas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host