UOL Notícias Notícias
 

23/12/2009 - 13h40

Presidente de El Salvador espera visita de Lula para 2010

ANSA
SAN SALVADOR, 23 DEZ (ANSA) - O presidente de El Salvador, Mauricio Funes, disse nessa terça-feira esperar que seu colega brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, visite o país centro-americano nos primeiros três meses de 2010.

O objetivo da viagem, segundo ele, seria assinar um importante convênio. O governo de El Salvador negocia junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a liberação de um crédito de US$ 500 milhões, dinheiro que seria usado para apoiar pequenas e médias empresas.

Há alguns meses, Funes, eleito em março, já manifestara o desejo de propor ao Brasil parcerias na área comercial, em que seu país se beneficiaria do Tratado de Livre Comércio (TLC) vigente com os Estados Unidos para servir de porta de entrada a produtos brasileiros que seriam vendidos ao mercado norte-americano.

Para tanto, algumas empresas brasileiras se instalariam em El Salvador para produzir lá e exportar para os Estados Unidos sem o pagamento de tarifas.

Funes, de 50 anos, chegou ao poder como representante da Frente Farabundo Martí para a Libertação Nacional (FMLN), partido que teve origem em um grupo guerrilheiro que atuou na guerra civil vivida pelo país entre 1980 e 1992.

Durante a campanha e também depois de ser eleito, ele mencionou várias vezes o presidente Lula como um modelo. O mandatário é casado com a brasileira Vanda Pignato, ligada ao Partido dos Trabalhadores (PT).

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,29
    3,167
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h13

    -0,17
    74.318,72
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host