UOL Notícias Notícias
 

24/12/2009 - 21h04

(Atualiza) Papa cai na Basílica de São Pedro em tumulto causado por fiel

ANSA
CIDADE DO VATICANO, 24 DEZ (ANSA) - Uma mulher foi detida hoje na Basílica de São Pedro, no Vaticano, depois de empurrar o papa Bento XVI, que chegava ao local para celebrar a tradicional Missa do Galo.

O Pontífice chegou a cair com o pequeno tumulto gerado, mas foi prontamente socorrido por auxiliares e se dirigiu normalmente ao altar.

A mulher conseguiu pular a divisão de segurança que isola o espaço destinado ao público e se aproximou da procissão dos cardeais que participariam da missa, à qual o Papa havia se unido pouco antes.

Um porta-voz da Santa Sé disse que a mulher está agora sob custódia da guarda vaticana. Aparentemente, ela desejava apenas se aproximar do Papa, sem más intenções. Acredita-se que a fiel tenha distúrbios mentais.

Na confusão também caiu o cardeal francês Roger Etchegaray, levado a um hospital para ser examinado.

Berlusconi

No últimio dia 13, ao deixar um comício em Milão, o premier italiano, Silvio Berlusconi, foi atingido no rosto por uma miniatura da catedral da cidade atirada por Massimo Tartaglia, um homem de 42 anos que tem problemas mentais.

O governante sofreu uma fratura no nariz, quebrou dois dentes e ficou hospitalizado por quatro dias.

No ano passado, ao fim da Missa do Galo, também uma mulher -- não se descarta que seja a mesma de hoje -- tentou se aproximar do Papa, mas foi contida por um oficial da guarda vaticana.

O episódio chamou a atenção do Pontífice e foi registrado pelas câmeras. A segurança do Vaticano, porém, não considerou o episódio relevante e disse que a integridade de Bento XVI não foi colocada em risco.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h49

    0,29
    3,155
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h59

    -0,03
    68.691,73
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host